Thursday 15 March 2012

'SOUVENIR/MEMORIES OF BRASILIA', LAERCIO REDONDO IN RIO DE JANEIRO












Laercio Redondo
LEMBRANÇA DE BRASÍLIA
The union of art, life and architecture is analyzed within the process of creating panels and tiles of the artist Athos Bulcão (1918-2008). This is the starting point for the project that examines aspects of modernism in the construction of the capital Brasilia.
Bulcão’s work often counted on the active participation of workers in the assembly of the murals, a poetic inclusion in the construction of Brasília. It is this relationship between worker and artist, city and landscape that builds the common thread of all the research that resulted in a series of silkscreens on plywood, two videos and a wallpainting.
“Lembrança de Brasília” contextualizes these aspects of Bulcão’s historical work in relation to the city today. It reflects upon an important artist in the recent history of Brazil and discusses modernist architecture and its utopias as means to transform Brazilian society.

*****
Laercio Redondo
Lembrança de Brasília
Arte, vida e arquitetura no Modernismo da Capital

Lembrança de Brasília, em exposição na Silvia Cintra + Box 4, de 8 de março a 5 de abril, é como o artista Laercio Redondo constrói uma análise de aspectos do Modernismo na construção de Brasília. A conjunção de arte, vida e arquitetura é analisada a partir do processo de criação dos painéis e azulejos do artista Athos Bulcão (1918-2008).
A obra de Bulcão é marcada por um processo no qual, por vezes, incluía a participação ativa dos operários na montagem dos murais, o que para Laercio é um relevo do aspecto social e da inclusão poética dos trabalhadores no resultado dos grandes painéis de azulejos presentes na arquitetura e na paisagem de Brasília. Este singular é o fio condutor de toda a pesquisa que, na série de trabalhos expostos, faz referência à maneira como o Bulcão, nos seus murais de azulejos incluía os operários no processo de construção dos mesmos.
Lembrança de Brasília contextualiza este fator e reencena e resignifica o ofício do azulejador, que no Brasil tem início nos tempos coloniais. Assim, o conjunto de obras traz uma reflexão sobre um artista essencial na discussão da aproximação entre arte, vida e arquitetura na historia recente do Brasil.

March 8-April 5, 2012

No comments:

Post a Comment